quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O Panteão Nacional

Já assumi em tempos que é para esta quemua  que atiro com a jorda política que vou encontrando!

Ultimamente o que está a dar é o Panteão Nacional! 

Tenho na minha terra o correspondente Cemitério Paroquial. Apenas com a diferença de que em Areosa e nas vizinhas, estão lá depositados não só os notáveis como todos aqueles que não deixaram a retinir as campainhas da História!

Assim sendo para mim é tanto esquisito realizar um jantar no Panteão Nacional como realizar um picnique nas alamedas do nosso Cemitério.

Depois há aqueles espertos, de última ou de todas as horas, que se socorrem das comparações com aquilo que não tem nada a ver! Conversa daqueles conversadores que desconversam à mesa dos cafés. Daqueles que não sabendo do que falam, falam do que não sabem! "Hablar por hablar" como dizia o meu Avô no seu inglês aprendido na Galiza.


E assim aparecem os argumentistas a lembrar que nos Jerónimos, no Palácio da Ajuda, no Convento de Mafra ou na Batalha também se realizam jantares. Mas não reparam que nesses locais sempre houve espaços denominados cozinhas. Sempre houve espaços denominados refeitórios. (pesquisem a grandiosidade da Cozinha e sala de jantar do Palácio da Ajuda!) 

E naqueles monumentos em que agora não os haja, os houve de raiz. Se assim não fosse onde comeriam os frades e os monges??? 

- Iam ao David da Buraca ali para os lados de S. Domingos???




O espanto é ter havido alguém que se lembrasse de abrir portas do Panteão Nacional para realização de jantares lá dentro!!

Mas não será assim tanta a surpresa. Essa das tainadas em cemitérios, até que nem é assim coisa tão inusitada.Vejamos:


Autarca do PSD acusado de fazer campanha num cemitério - Portugal ...

www.sabado.pt/portugal/.../autarca-do-psd-acusado-de-fazer-campanha-num-cemiteri...

18/08/2017 - "Não vale tudo", escreveu naquela rede social, apelando a que "haja decoro" nacampanha para o acto eleitoral de 1 de Outubro.

Bem essa das tainadas no Cemitério também não é assim. Eu próprio já estou a mijar fora do penico.

A noticia diz mais à frente e dá conta, que havia à saída (do cemitério) um porco no espeto para ofertar ao povo.

Ou seja, a mesma situação que no Panteão Nacional. Houve regabofe sim, mas os mortos não assistiram. Estavam ao lado!

E não julguem que também não arranjo uma comparação esfarrapada. 
Nada de extraordinário. Em Santa Maria de Vinha (de Areosa), paredes meias com o Cemitério, temos A MORGUE. Vai lá muita gente almoçar todos os dias. Ainda ontem lá estive a tomar café na companhia do meu amigo António Viana:

Este mesmo António Viana a quem pedi que me enviasse uma fotografia do melhor ângulo, do melhor espaço, do Cemitério de Areosa, para se realizar o tal picnic. 

Eis aqui!




























Alameda principal da parte Nascente. Poderiam os comensais deambular de copo na mão em cima da campa do Sr. Lima que ele não se importaria!

Ver também http://lopesdareosa.blogspot.pt/2017/11/panteao-nacional.htm
(Esta postagem ainda se encontra em fase de compostagem. A biomassa será enriquecida com mais alguns aditivos!)

tone do Moleiro Novo I - autoproclamado  o Chato!

Sem comentários:

Enviar um comentário